quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CRÔNICA DE ABU DHABI


Os primeiros dias de um repórter na fascinante capital dos Emirados Árabes

Por Cláudio Eduardo

Foto na "Sheikh Zayed Mosque", em Abu Dhabi. Crédito: Gabriela Bepler

 
O cansaço da viagem longa e da troca de fuso ainda não foi superado. Faz quatro dias que saí de Itajaí – sendo que dois ficaram enterrados entre espera em aeroporto e vôos que pareciam eternos. Perco o maior tempo no trajeto entre Florianópolis e Doha, capital do Qatar, cruzando o continente africano depois de deixar para trás o oceano Atlântico e, por fim, sobrevoando o Oriente Médio após a travessia aérea sobre o lendário Mar Vermelho.
O relógio enlouquece. Eu não. Depois de instalado em Abu Dhabi, começa a peregrinação. O sono não vem, a fome se foi, mas nada disso aplaca a vontade de conhecer cada canto possível da capital dos Emirados Árabes. No primeiro dia em que estou na cidade, parto para a vila da regata Volvo Ocean Race. No caminho, um mundaréu de prédios inacreditavelmente arrojados. Mas as edificações mais antigas permanecem preservadas entre as novas construções. Não há como recusar uma foto. Só olhar é pouco. Tudo vira cartão-postal nos meus olhos, então preciso registrar.
E com essa curiosidade típica de qualquer jornalista, somado ao espírito de turista que me permito nessa viagem (tão longa!), desbravo os principais pontos turísticos de Abu Dhabi. Dentre as tantas construções, a “Sheikh Zayed Mosque” – uma das maiores mesquitas do mundo e a mais importante da capital árabe – enche meus olhos... E a memória da minha câmera. Registro cada passo. E toda essa experiência está sendo cautelosamente armazenada para servir de material para a reportagem especial que sai na segunda-feira, nas páginas do DIARINHO, agora mais internacionais do que nunca.

(Texto publicado no jornal DIARINHO em 13/01/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário